Marcadores: café , Comes e Bebes
Olá amigos Comilões! Estamos de volta com mais um post da seção mais popular do BEG Blog. Hoje trago para vocês a história de uma marca mundialmente famosa do ramo alimentício. É a minha primeira marca postada aqui no BEG Blog, porém no meu outro blog já tem algumas.Se quiserem conferir cliquem aqui.
Hoje falarei da marca que revolucionou todo um mercado, o mercado de café. Como vocês já devem ter visto em vários filmes americanos, eles são absurdamente viciados em café. Talvez pela falta de tempo para tomar café em casa, ou apenas por uma questão de costume mesmo. Mas isso não vem ao caso.

E nome? De onde vem? O nome STARBUCKS foi inspirado pelo personagem de mesmo nome do livro famosissimo Moby Dick. O logotipo da empresa é uma sereia com duas caudas, mas com o passar dos anos o logo foi simplificado. Na primeira versão, a sereia exibia os seios e suas caudas eram totalmente visíveis. Na segunda versão, seus seios foram cobertos com cabelo, enquanto seu umbigo ainda podia ser visto parte das caudas foi eliminada. Na versão atual, os seios e o umbigo não são visíveis e das caudas restam apenas a seção final.
Até o começo da década de 80, o STARBUCKS continuava apenas vendendo grãos torrados. A grande mudança nos planos da empresa começou em 1982 quando Howard Schultz junta-se à Starbucks. Durante uma viagem de negócios à Itália, Howard visita os famosos bares de café espresso de Milão. Impressionado com a popularidade e a cultura dos bares italianos, ele enxerga o mesmo potencial em Seattle. Porém os donos rejeitaram a idéia, acreditando que isso mudaria drasticamente o foco da empresa, pois para eles café é algo que deveria ser feito em casa. Certo de que havia muito dinheiro para ser feito vendendo bebidas para norte-americanos, Schultz fundou o Il Giornale em 1985. Depois de provar os lattes e mochas, a clientela de Seattle rapidamente tornou-se aficionada por café.


As lojas Starbucks oferecem uma variedade de cafés coados do modo tradicional, alternados em intervalos de tempo para proporcionar aos clientes uma maneira fácil de experimentar seus diferentes cafés e blends. Serve também uma gama de bebidas quentes, baseadas ou não no café expresso. De modo geral, no inverno e dias frios as bebidas quentes garantem o movimento das lojas Starbucks. Já nos dias quentes a maior parte do faturamento das lojas vêm das bebidas batidas com gelo, os Frappuccinos.

Outra caracteristica interessante utilizada no STARBUCKS é o jeito como os clientes pedem suas bebidas, e foi pensado para uma comunicação eficiente entre empregados e com os seus clientes. Segue-se uma ordem para anunciar cada personalização, terminando com o nome da bebida propriamente dita. O "nome" de uma bebida começa com a opção de ser fria, se é descafeinada, o número de shots de café expresso (quando diferente da receita da bebida), o tamanho do copo, sabores adicionados, o tipo de leite (integral, desnatado e soja, além de outros dependendo da loja ou região), personalizações adicionais (sem espuma, extra-quente) e finalmente o nome da bebida.
- Frio/Quente > Descafeinado > Shots > Tamanho > Sabores/xaropes > Leite > Personalização > Bebida
Quando não especificado, as bebidas são feitas quentes, com café expresso normal (com cafeína) e leite integral.
Hoje em dia são mais de 6 mil lojas espalhadas por todo o mundo. No Brasil são 12 lojas, uma no Rio de Janeiro e 11 em São Paulo.
O STARBUCKS virou um case de sucesso que é bastante estudado devido à visão empreendedora de Schultz, que acreditou no potencial da sua idéia e não desistiu quando outros lhe diziam que não iria dar certo.
Esse foi um pouco da história da STARBUCKS, quem já provou diz que é talvez o melhor café do mndo. Eu não tenho opinião formada ainda, porém está na minha listinha de "coisas para experimentar durante a minha viagem para os EUA". Assim que eu experimentar eu posto aqui no Blog na seção "Eu Provei".
Até a próxima amigos Comilões
Fontes: Mundo das Marcas, Wikipédia, Site Oficial Starbucks
legal a matéria, parabéns, está bem detalhada! Adoro starbucks tem uma aki em Alphaville, Adoro o expresso com base de doce de leite e baunilha! Experimente, vc vai adorar! Ah e Parabéns pelo blog!!!!!
Lí o livro "Dedique-se de Coração" de Howard Schlutz", para quem gosta de uma boa história de sucesso, é um prato cheio. A empresa enfrentou as mias variadas diversidades e se tornou uma das maiores do mundo.
Mas vou dar minha opinião...ainda não superaram a Illy Café, este sim o melhor do mundo!
Abraços!
Eduardo J.C.Neto
Vicíooooooooooooooooooooooooooo!! (L)
Olá!
eu trabalhei na Starbucks Leblon, aqui no rio de janeiro (hoje em dia tem duas lojas no rio, a outra no botafogo praia shopping)
o que é legal na starbucks é que os baristas (os atendentes da loja são todos baristas) recebem um treinamento na própria loja, aprendem a degustar café e tudo o mais. Isso, pelo menos, aqui no brasil. Todas as starbucks pertencem ao mesmo cara. Ao evitar as franquias, ele evita a perda de qualidade do produto final.
Sou uma starbucks lover, foi muito bom (e também um pouco cansativo) trabalhar lá. É divertido, cheio de cafeína e de aprendizado. É bacana fazer degustações e ensinar os outros, mas também é muito legal trabalhar a espuma do café e tudo o mais.
o enraçado é que quem é barista MESMO sabe que a espuma de leite da starbucks não é a melhor coisa do universo. E as máquinas de vaporização de lá são geniais, mas o leite fica completamente diferente do que você faz uma máquina mais difícil. O Capuccino de lá não tem a qualidade de, digamos, um capuccino feito com todo amor e cuidado por um barista bom mesmo.
O bacana é que leva essas bebidas que as pessoas não conhecem ( e nem sabem pronunciar, tipo Caramel Machiatto) pra um monte de gente. Bom, pelo menos quem pode pagar caro.
em suma, acho bacana a empresa e, pelo menos aqui no brasil, toda preocupação e cuidado que ela tem. E na venda de grãos ela trabalha em comunhão com as sociedades de agricultores e de um jeito "verde". Mas s evocê ama Café, e não a starbucks, acho que é bom experimentar alguma cafeteria obscura com uma máquina manual e superdifícil de mexer. o típico lugar difícil de encontrar. Ou comprar uma Prensa Francesa e grãos de qualidade e fazer um café aromático e maravilhoso. sem açúcar.
(eu recomendo, dentro da star, o sulawesi. Fora, tem uma lista interminável. nunca deixe que a starbucks capitalize e mate o seu amor pelo café. ( mas vadoro um dry caramel machiatto com extra shot e pump de caramelo em vez de baunilha, beijos. =*))
Ops, me empolguei. devo ter falado um monte de besteirinhas cheias de erros de digitação... hihihi
=*
Opa! Valeu a todos pelos comentários! Anotei certinho as indicações das amigas Rayssa Galvão e Andrea, e quando eu for em um e experimentar eu coloco minha opinião aqui. Muito obrigado mesmo pelos comentários e elegios ao post. E voltem sempre, aqui no BEG Blog vocês são sempre bem-vindos!
não gosto muito de café, então eu peço mais os chocolates quentes (são uma delícia) e os frapuccinos com base de creme. Doce de leite com java chip fica uma beleza! *-*
qual é o comportamento dos americanos no starbucks ou em outro cyber café?