Fala galera! Vocês devem estar se perguntando o que é que eu (Pedrão), que falo sobre comida no blog, estou fazendo aqui postando sobre esportes? Eu respondo com a maior sinceridade. Acontece que quem posta sobre esportes aqui é o Leopoldo, mas ele anda meio enrrolado já que o vestibular tá chegando e com a maratona cursinho-estudos-inglês ele ficou sem tempo para postar aqui hoje. Por isso eu tomo de conta a sessão Esportes excepcionalmente hoje, dia em que aconteceram a maioria das convocações das seleções incluíndo a nossa Seleção Brasileira.
Faltando 31 dias para a Copa, o The BEG Blog fez um apanhado das convocações das principais seleções do mundo (quem quer saber da convocação da Argélia??), e eu, que como todo brasileiro,entendo pra c***** de futebol, darei minha modesta opinião sobre as convocações e prováveis escalações dos times abaixo citados.
Só para relembrar que a lista é composta por 30 nomes, porém apenas 23 estarram realmente na Copa.
Pra não ficar tudo meio fora de ordem vamos por grupos:
Grupo A
- África do Sul:
Goleiros: Khune, Josephs, Walters e Fernandes; Defensores: Booth, Gaxa, Mdledle, Khumalo, Masilela, Aaron Mokoena, Moon, Ngcongca, Sangweni e Thwala; Meio-Campistas: Moriri, Cale, Davids, Dikgacoi, Jali, Modise, Letsholonyane, Tshabalala, Khuboni, Pienaar e Sibaya; Atacantes: McCarthy, Mphela, Parker e Nomvethe.
O técnico brasuca Parreira confirmou nessa convocação o que já se esperava, repetindo algumas figurinhas que já vinha sendo convocados desde a era Joel Santana. Os principais jogadores dessa seleção são: o xerifão Mathew Booth, o lateral Mokoena, os meias Dikgacoi e Pienaar e o centroavante Mphela. A seleção da África do Sul está nessa nossa listinha somente por ser a anfitriã, já que nesse grupo, que para muitos é o da morte, para mim ela não tem chaces de se classificar, salvo em caso de alguma coisa muito inesperada acontecer.
- Uruguai:
Goleiros: Fernando Muslera, Juan Castillo e Martín Silva; Defensores: Lugano, Andrés Scotti, Diego Godin, Martín Cáceres, Joge Fucile e Maurício Victorino; Meio-Campistas: Gargano, Rios, Eguren, Diego Pérez, Maximiliano Pereira, Alvaro Pereira, Jorge Rodriguez, Ignácio Gonzalez, Lodeiro, Alvaro González e Alvaro Fernandez; Atacantes: Suarez, Cavani, Fórlan, Sebastián Fernandez, Sebastián (El Loco) Abreu e Jorge Martinez.
A seleção do Uruguai, junto com a França são os favoritos para passar pra segunda fase pelo grupo A. Isso na minha opinião. Tem gente que acredita que o México também está no páreo e briga, principalmente, com o Uruguai pela segunda vaga e existe essa possibilidade, mas tudo tende para que a Celeste garanta sua vaguinha. Os destaques dessa convocação é a volta do zagueiro ex São Paulo Diego Lugano, o centroavante Botafoguense El Loco Abreu e o craque Diego Fórlan, ataque esse que é a maior esperança do Uruguai para a Copa.
- França:
Goleiros: Lloris, Carrasso, Landreau e Mandanda; Defensores: Sagna, Abidal, Gallas, Patrice Evra, Fanni, Planus, Squillaci, Gael Clichy, Reveillère e Rami; Meio-Campistas: Lassana Diarra, Gourcuff, Alou Diarra, Toulalan, Diaby, M'Vila, Malouda, Frank Ribery e Cheyrou; Atacantes: Anelka, Govou, Henry, Balbuena, Ben Arfa, Gignac, Briand e Cissé
A única seleção que o Brasil é freguês desta vez não põe tanto medo. Com a aposentadoria de Zinedine Zidane, o tarefa de carregar a seleção nas costas sobrou pro craque e ex-mendigo Frank Ribery. O poderio ofensivo da França ainda é digno de respeito, porém o técnico Raymond Domenech fez uma cagada à la Dunga: deixou de fora o centroavante do Real Madrid, que está em ótima forma técnica, Karim Benzema. Uma defesa velha (com excessão do goleiro Lloris) pode vir a ser a maior fraqueza da França. Os craques são: Ribery, o lateral esquerdo Evra, o meia Gourcuff, o monstro Thierry Henry e o zagueiro Clichy.
Grupo B
-Argentina:
Goleiros: Sergio Romero, Andujar e Diego Pozo; Defensores: Otamendi, Demichellis, Samuel, Heinze, Clemente Rodriguez, Burdisso, Insaurralde, Coloccini e Garcé; Meio-Campistas: Gutierrez, Mascherano, Verón, Di Maria, Bolatti, Pastore, Maxi Rodriguez, Mercier, Jose Sosa, Blanco e Jesús Dátolo; Atacantes: Lionel Messi, Gonzalo Higuaín, Tevez, Milito, Palermo, Agüero e Lavezzi
Los Hermanos carregam nesta Copa um favoritismo "n" vezes maior que o da Copa de 2006. Tudo (sim, eu disse tudo.) devido a um carinha ai que vem destruindo em todos os jogos que participa. Quem é esse carinha? Lionel Messi é o nome da fera! Para a sorte de todos os outros países, Messi não costuma render tanto na seleção quanto no Barcelona. Junto com o Messi, Agüero, Verón e Mascherano forma um dos melhores meio-campos da Copa. O técnico Maradona também fez uma cagada Dunguistica deixando de convocar o exímio batedor de faltas e excelente jogador (pago pau mesmo!) Juan Roman Riquelme. A solidez defensiva vem se tornando, além do Messi, um dos maiores trunfos da Argentina. Os craques que merecem atenção são: a sensação do momento Messi, o "volante" Verón, os zagueirões Demichellis e Samuel, o meia Di Maria e os centroavantes Tevez e Agüero.
Grupo C
-Inglaterra:
Goleiros: Joe Hart, David james e Robert Green; Defensores: Baines, Carragher, Ashley Cole, Dawnson, Rio Ferdinand, Johnson, Ledley King, John Terry, Upson e Warnock; Meio-Campistas: Barry, Carrick, Joe Cole, Gerrard, Huddlestone, Adam Johnson, Lampard, Aaron Lennon, Milner, Scott Parker, Walcott e Wright-Philipps; Atacantes: Bent, Crouch, Jermain Defoe, Heskey e Rooney
O The English Team não vem com novidades para essa Copa. O técnico Fábio Capello manteve a base do time que disputou as eliminatórias européias e tem no jovem Walcott sua maior aposta para a Copa. O ponto forte desse time está no ataque. A combinação de um centroavante fixo (Crouch) e um atacante completo (Rooney) encaixa perfeitamente com o estilo Inglês de jogar (muita bola cruzada na área e sempre alguem para pegar o rebote e chutar a gol). Chutes de fora da área são uma arma letal do time, que tem Lampard e Gerrard no meio campo. Os feras do time são os meias Lampard e Gerrard, o centroavante Rooney e a dupla de zaga Terry e Ferdinand.
Grupo D
-Alemanha:
Goleiros: Butt, Neuer e Weise; Defensores: Mertesacker, Westerman, Philip Lahn, Boateng, Beck, Friederich, Serdar Tasçi, Jansen, Badstuber e Aogo; Meio-Campistas: Ballack, Khedira, Trochowski, Marin, Schweinsteiger, Trasch, Ozil e Kroos; Atacantes: Podolski, Klose, Cacau, Muller, Gomez e Kiessling
O time alemão aparenta ser fraco se comparado ao time de 2002 e até mesmo de 2006. Falta de criatividade no meio campo é sua pior falha. Ballack funciona como coringa no esquema do técnico Joachim Löw, tanto auxiliando na marcação, como sendo responsável pelas jogadas de ataque do time. O já "velho" time alemão conta com uma renovação no seu plantel para a Copa. Jovens como Tasçi, Kroos e Ozil ganharam a oportunidade de defender a seleção do seu país. Os craques são: o coringa Ballack, os zagueiros Mertesacker e Friederich, o lateral fantástico Philipp Lahn, o meia Schweinsteiger e os atacantes Klose e Podolski.
Grupo E
-Holanda:
Goleiros: Stekelenburg, Boschker e Vorm; Defensores: Ooijer, Anita, Boulahrouz, Braafheid, van Bronckhorst, Heitinga, Mathijsen, Vlaar e van der Wiel; Meio-Campistas: Sneijder, Bakkal, van Bommel, Brama, Engelaar, Afellay, Nigel de Jong, Schaars, David Mendes da Silva, Rafael van der Vaart e Zeeuw; Atacantes: Robben, Ryan babel, van Persie, Huntelaar, Kuyt, Lens e Elia
Os holandeses podem e devem ter esperança nesse time. Do meio pra frente são só craques: Sneijder, Robben, van der Vaart, Babel, van Persie e Huntelaar. O principal jogador em meio a todos esses craques é o fenômeno Robben, que vem jogando um bolão no seu time sendo inclusive o maior responsável pela classificação do Bayern para a final da Champions League.
Grupo F
-Itália:
Goleiros: Buffon, De Sanctis, Marchetti e Sirigu; Defensores: Bocchetti, Bonucci, Cannavaro, Cassani, Chiellini, Criscito, Grosso, Maggio e Zambrotta; Meio-Campistas: Camoranesi, Candreva, Cossu, Gattuso, Marchisio, Montolivo, Palombo, Pepe, Pirlo e De Rossi; Atacantes: Borrielo, Di Natale, Gilardino, Iaquinta, Pazzini, Quagliarella e Rossi
La Azzurra continua, a cada ano que passa, ficando mais velha. Porém a tetracampeã é uma das favotitíssimas para a conquista do caneco. Buffon garante a segurança e tranquilidade da defesa, Gattuso é o xerife desse time e a dupla Pirlo e De Rossi juntos formam o cérebro do time. No ataque, para mim, o principal astro é o "jovem" Giuseppe Rossi. Sempre entra como favorita, mas nesse ano eu acho que não dá pra Itália.
Grupo G
-Brasil:
Goleiros: Júlio César, Gomes e Doni; Defensores: Lúcio, Juan, Daniel Alves, Luisão, Thiago Silva, Gilberto, Michel Bastos e Maicon; Meio-Campistas: Felipe Mello, Josué, Elano, Kaká, Gilberto Silva, Ramires, Júlio Baptista e Kléberson; Atacantes: Robinho, Grafite, Nilmar e Luís Fabiano
O técnico da seleção mais uma vez roubou a cena na convocação. Assim como Felipão em 2002, o Dunga ignorou o clamor do povo e não convocou nem o Neymar, nem o Ganso e nem o Gaúcho. E continuou insistindo em jogadores que já deveria ter sido eliminados da seleção a muito tempo como Josué, Júlio Baptista, Elano e Gilberto Silva. E a decisão mais correta acabou não sendo tão correta assim. Deixar o Adriano de fora faz muito sentido devido a tudo que ele vem apresentando, ou melhor, não apresentando nos ultimos jogos, mas chamar o Grafite para o seu lugar foi um atestado de incompetência do Dunga. Incompetência não como técnico, já que seus números são expressivos, mas como selecionador. Seu gosto duvidoso já era notado nas camisas que vestia durante os jogos, mas o cúmulo foi essa convocação. Não ver que o futebol que os meninos da vila vêm jogando é o que falta para esse time retranqueiro que elee montou é pedir para deixar o povo nervoso. A defesa é o ponto forte da era Dunga, o melhor goleiro do mundo Júlio César é o pilar central dessa defesa. Lúcio e Juan competem com Terry e Ferdinand pelo título de melhor dupla de zagueiros da Copa. No meio Kaká,que não anda em boa fase, é o único homem de criação. Nas laterais a dúvida é se joga o Dani Alves ou o Maicon, ou se joga os dois. O que nos resta é rezar, porque com esse time só com um milagre pro Hexa vir para o Brasil.
-Portugal:
Goleiros: Beto, Daniel Fernandes e Eduardo; Defensores: Mendes, Coentrão, Rolando, Bruno Alves, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Ricardo Costa, Duda, Zé Castro e Miguel; Meio-Campistas: Deco, Tiago, Miguel Veloso, Simão Sabrosa, Pepe, Raul Meireles e Danny; Atacantes: Nani, Liédson, Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo
Os portugas nunca foram tão brasileiros. A seleção convocada pelo técnico Carlos Queiroz tem três jogadores brasileiros naturalizados portugueses: Pepe, Deco e Liédson. A qualidade desse time fica restrito ao galã C. Ronaldo, ao meia Deco e ao atacante Liédson. O volante Miguel Veloso e o zagueir Pepe dão uma segurada na defesa portuguesa(rimou!).
Grupo E
-Espanha:
Goleiros: Cassilas, Reina, Victor Valdés, Diego López e De Gea; Defensores: Raúl Albiol, Arbeloa, Azpilicueta, Capdevilla, Marchena, Piqué, Puyol e Sérgio Ramos; Meio-Campistas: Xabi Alonso, David Silva, Cesc Fabregas, Busquets, Iniesta, Marcos Senna, Xavi e Javi Martinez; Atacantes: Fernando Torres, David Villa, Jesús Navas, Santi Cazorla, Juan Mata, Pedro, Güiza, Llorente e Negredo
Eis o maior favorito dessa Copa! Um time que joga bonito, pra frente e com objetividade. Do jeito que eu queria que o Brasil jogasse. No papel é sem dúvida o melhor time e tem tudo para conquistar seu primeiro título. Cassilas, Sérgio Ramos, Piqué, Puyol, Capdevilla, Marcos Senna, Xabi Alonso, Xavi, Iniesta, Fernando Torres e David Villa, devem ser o time titular da Fúria. Issi sem esquecer do banco: Silva e Juan Mata são as otimas opções para o setor ofensivo, e o lateral Azpilicueta a opção para o setor defensivo. O principal defeito desse time é a falta de maturidade em competições, nos momentos de pressão o time costuma não funcionar bem. Se tudo correr como o esperado o Brasil pega a Espanha na Final e, infelizmente, perderemos mais uma Copa.
O post ficou enorme, mas eu sinceramente espero que vocês que leram tudo tenham gostado desse resumo, que não é um resumo, sobre os principais times e seus respectivos jogadores convocados. Deixem suas opiniões nos comentários, quem deveria ter sido convocado, quem não deveria, qual o favorito para ganhar...
E até a próxima caros amigos.
Comments (0)
Postar um comentário