História de um Astro - O Teatro Mágico

Marcadores: , ,

Fala galera! Peço desculpas pelo meu notável atraso para essa postagem, que deveria ter sido na terça-feira. Adianto que esse foi meu primeiro e último atraso, não se preocupem. Mas então, saindo desta questão, vamos para o nosso primeiro A História de um Astro, estrelando O Teatro Mágico.


Primeiramente, O Teatro Mágico (que vou passar a chamar de TM a partir de agora) não é simplesmente uma banda, nem um grupo musical. Vai muito além disso, é um projeto artístico, que envolve vários elementos, do circo, do teatro, da poesia, da música, da literatura, do folclore, entre outros. Suas apresentações abarcam todos esses componentes, e fazem jus ao nome do grupo, sendo realmente algo mágico, em que os espectadores são imersos no universo criado pelo grupo. Dito isso, importante para a compreensão do que realmente é o TM, vamos à sua história.

O TM foi criado por Fernando Anitelli, que é ator, cantor e compositor de boa parte das músicas apresentadas. A equipe juntou-se em 2003, composta por amigos e artistas que acreditaram no projeto de Anitelli. Uma das características marcantes do TM é o fato de se auto-denominarem mais uma das atuais bandas independentes. Trabalham sem apoio de gravadoras e da mídia. Defendem o livre compartilhamento de músicas pela internet, e a flexibilização do direito autoral. Tanto que disponiblizam suas músicas na rede, que é a principal ferramenta de divulgação do grupo.

O TM possui dois álbuns de estúdio e um DVD:

  • O Teatro Mágico: Entrada para Raros (2003)
  • DVD O Teatro Mágico: Entrada para Raros - Ao Vivo (2008)
  • O Teatro Mágico - Segundo Ato (2008)
Anitelli, 35 anos, o mentor deste projeto, brinca com arranjos e melodias desde os 13 anos. "Quando vi que rimar amor com humor funcionava, não só na estética e na melodia, mas no sentido que aquilo tinha pra mim, nunca mais parei de fazer música". Esse é uma das grandes sacadas das músicas do TM, o jogo de palavras visto em quase todas as suas músicas. Eles brincam com as palavras, invertem a ordem das frases, e fazem isso de uma forma genial.

O nome O Teatro Mágico, foi escolhido por Anitelli, e remete à obra literária do alemão Herman Hesse, "O Lobo da Estepe". “Quando eu li sobre o Teatro Mágico do Hesse, percebi que era justamente aquilo que eu gostaria de montar: um espetáculo que juntasse tudo numa coisa só, malabaristas, atores, cantores, poetas, palhaços, bailarinas e tudo mais que a minha imaginação pudesse criar. O Teatro Mágico é um lugar onde tudo é possível”, diz Anitelli.


Depois de mais de seis anos de trabalho, o TM acumula mais de 190 mil CD's vendidos, e 40 mil cópias do DVD, além da marca de 1 milhão de downloads feitos e mais de 5 milhões de transmissões de músicas nos sites Palco MP3 e Trama Virtual. O espetáculo do grupo foi eleito pela Folha de São Paulo como o melhor show da atualidade no Brasil. "Longe da crítica, perto do público". Essas foram as palavras escolhidas pela Folha para descrever o álbum O Segundo Ato.

Um fato muito interessante ocorreu em agosto de 2009. Anitelli compôs uma música de forma interativa com o público através do Twitter. Isso mesmo, a música "O que se perde enquanto os olhos piscam" foi escrita não só por ele, mas também por diversos twitteiros, que mandavam ideias para trechos da música. O resultado dessa incrível experiência você pode conferir no vídeo logo abaixo, que além da música, também mostra comentários a respeito da produção da música pelo próprio Anitelli. Realmente interessante.




A Trupe, como se denominam, é composta por:

  • Fernando Anitelli (voz, violão e guitarra)
  • DJ HP (pick-ups e sonoplastia)
  • Daniel Barros (sax e flauta)
  • Fernando Rosa (contra-baixo)
  • Gabriela Veiga (artista circense)
  • Galldino (violino e bandolim)
  • Ivan Parente (cantor e ator)
  • Kleber Saraiva (teclado)
  • Matheus Bonassa (artista circense)
  • Nenê dos Santos (bateria)
  • Rober Tosta (ator circense)
  • Willians Marques (percussão e malabares)

Para finalizar, seguem aqui os links que remetem ao trabalho do grupo, e nos quais você poderá conferir as músicas. Eu realmente espero que, quem não conhecia e passou a conhecer tenha gostado, e que quem já conhecia também tenha curtido essa pequena viagem pelo universo do TM, que mostra que mesmo sendo independentes, é possível produzir obras de (muito) boa qualidade. Eu, como um grande fã, recomendo fortemente que escutem os dois álbuns, e na primeira oportunidade vão ao "melhor show da atualidade". No final também coloquei a agenda deles para os próximos meses.

Site oficial

Palco MP3

Twitter

Comunidade no Orkut

Agenda:

22/05/2010 : Taquaritinga - SP
28/05/2010 : Altinópolis - SP
29/05/2010 : Ribeirão Preto - João Rock
16/07/2010 : Fundição Progresso - RJ
18/07/2010 : Carioca Club - SP

Fontes:

Wikipedia
Site oficial

Comments (0)

Postar um comentário